Como funciona o pocket sorter? - Delage

Como funciona o pocket sorter?

Sistema de classificação de pedidos se destaca pela sua velocidade, eficiência e grande flexibilidade

 

Atualmente, com o avanço da Logística 4.0, os gestores têm à sua disposição uma grande variedade de sistemas automáticos que podem trazer um salto significativo na eficiência e precisão dos processos, tão importantes para manter a competitividade no mercado.

 

E com as tecnologias para a classificação de pedidos não é diferente. Um desses sistemas, popular no segmento de vestuário é o pocket sorter ou pouch sorter, como também é conhecido. Embora a tecnologia tenha sido desenvolvida inicialmente para a indústria de confecções, ela também funciona para qualquer aplicação de separação que necessite de precisão e flexibilidade.

O que é o pocket sorter?

 

pocket sorterO pocket sorter consiste basicamente em um sistema de classificação suspenso composto por “bolsos” ou “sacolas” conectados a esteiras com adaptadores que transportam uma variedade de artigos de diferentes tamanhos. Tanto as mercadorias penduradas quanto as acondicionadas são transportadas, classificadas e sequenciadas pelo sistema.

 

Trata-se, portanto, de uma solução de sequenciamento / armazenamento bastante densa e que têm a capacidade de fazer buffer em áreas superiores para economizar espaço nas instalações. Os produtos transportados podem variar de artigos de vestuário dobráveis e acessórios a itens de grande porte e até itens menores fracionados.

 

Esse sistema pode rastrear cada bolso individualmente e ser usado de várias maneiras, podendo ser integrado a estações de indução, coleta de mercadorias e embalagem, o que permite que o pocket sorter aumente simultaneamente a produtividade e forneça acesso dinâmico aos produtos. Com o pocket sorter, a reduz-se a complexidade do trabalho manual, já que o operador só precisa remover os itens dos bolsos e embalá-los. Em operações mais automatizadas, o sistema pode, inclusive, trabalhar integrado com máquinas de embalagem automáticas.

Como o pocket sorter funciona?

 

Embora exista uma variedade de modelos diferentes de pocket sorter, o seu funcionamento segue mais ou menos as linha:

 

• Um carrinho ou sistema de trilhos é instalado no teto do armazém, ajudando a aproveitar melhor o espaço da instalação.
• Bolsos individuais são pendurados nesse sistema de trilhos.
• Os bolsos são transportados individualmente e podem ser movidos de forma independente.
• Os itens são coletados nesses bolsos (normalmente uma unidade por bolso) e o bolso é então transportada para posterior processamento e embalagem.

 

O rendimento do pocket sorter fica em torno de 100 a 120 bolsos por minuto. Embora sistema seja capaz de lidar com uma ampla variedade de produtos com eficácia, ele geralmente não é adequado para classificar itens frágeis ou pesados. A maioria deles tem um limite de peso que varia entre 10 a 20 libras (aproximadamente 4,5 kg a 9 kg).

Em quais operações o sistema é mais indicado?

 

O pocket sorter pode ser utilizado para classificar com eficácia uma ampla gama de produtos e materiais. Ele é comumente usado no atendimento de pedidos de e-commerce, especialmente nos armazéns que trabalham com roupas e sapatos e/ou que lidam com pedidos maiores (quatro linhas ou mais por pedido). De modo geral, desde que um produto caiba na bolsa, esteja abaixo do limite de peso e não seja muito frágil, o pocket sorter pode ser um meio eficaz de classificação.

 


 

 

O sistema também pode ser extremamente útil no caso de produtos para os quais os transportadores ou classificadores tradicionais não funcionariam, como, por exemplo, itens que rolam (bolas, tubos, cilindros, etc.) Essas mercadorias têm maior probabilidade de cair de um transportador de topo plano, mas ficam seguras na bolsa do pocket sorter.

 

Vale destacar que, além da classificação, o pocket sorter também podem ser usados para sequenciar a embalagem ou no processamento de devoluções do produto.

Quais as vantagens do pocket sorter?

 

Além das vantagens que já mencionamos, o pocket sorter possui outros benefícios, dentre os quais destacamos:

 

1) Redução do manuseio dos produtos

 

Cada vez que um produto é tocado, custa dinheiro para uma operação na forma de mão de obra e ineficiência. Portanto, qualquer tecnologia que possa reduzir o número de toques necessários para processar um pedido simplificará os fluxos de trabalho e, em última análise, se traduzirá em economias substanciais para a operação.

Com o pocket sorter, os únicos toques humanos necessários são para selecionar e embalar.

 

2) Agilidade na separação

 

A separação de lotes em feita pelo pocket sorter pode levar a um atendimento de pedidos muito mais rápido em comparação à separação manual. Isso ocorre porque, depois que uma unidade é coletada em lote e colocada em uma bolsa, essa bolsa é automaticamente classificada por pedido.

 

 

3) A tecnologia é extremamente versátil

 

Conforme mencionado anteriormente, o pocket sorter pode lidar com uma ampla gama de produtos. Isso os torna uma solução de classificação versátil, perfeitamente adequada para operações que processam pedidos ou tipos de produtos muito variados.

 

Contanto que o item caiba na bolsa e não exceda o limite de peso, ele pode ser manuseado pelo pocket sorter. Grande, pequeno, macio, duro – não importa, desde que não seja muito quebradiço ou frágil.]

 

 

4) Auxílio na logística reversa

 

O pocket sorter pode ser usado também no tratamento de devoluções. Ao utilizar o sistema, o demorado procedimento de classificação de volta ao armazém não é mais necessário. Se os itens forem pedidos novamente, eles podem ser rapidamente recuperados do buffer de devoluções.

 

 

O pocket sorter é adequado para sua operação?

 

No final das contas, decidir se um pelo pocket sorter é ou não a melhor solução para suas necessidades de classificação dependerá da análise de vários fatores, incluindo o tipo e a variedade de produtos que você manuseia, o tamanho médio do pedido e os requisitos de produção. Embora o pocket sorter tenha muitos banefícios, existem várias outras alternativas viáveis que também podem ajudá-lo a atender às suas necessidades.

 

Se você está tendo problemas para entender qual tecnologia de classificação automatizada é a mais adequada para sua operação, conversar com o seu fornecedor de WMS pode ser uma ótima iniciativa, pois ele te dará uma orientação sobre quais sistemas automáticos trarão mais eficiência para o seu armazém.

 

A Delage possui especialistas em automação e pode te ajudar nesse processo. Para dar o primeiro passo rumo à Logística 4.0, entre em contato com o nosso time!

 

Saiba mais sobre pick-to-light, shuttle, A-Frame, AVGs, voice picking e sorter.

 

Referências: Conveyco.