Como funciona o voice picking?

Conheça o sistema que eleva a produtividade no picking, reduz erros e traz mais segurança e ergonomia aos separadores

 

A alta complexidade das operações logísticas atuais tem demandado dos gestores a busca por soluções que tragam agilidade e precisão na execução das tarefas. Cada vez mais, cresce a pressão por separar mais pedidos em menos tempo, e o principal: oferecendo um serviço de alto padrão aos clientes. Para alcançar esses objetivos, os grandes players do mercado têm investido continuamente em automação. Com o auxílio de sistemas e máquinas inteligentes, há um aumento significativo da produtividade aliado à redução de erros e retrabalhos. No final, isso significa menos despesas e maior rentabilidade para o negócio.

 

Dentre as inovações que vêm ganhando uma grande adesão está o voice picking, também chamado de pick by voice, voice-directed warehousing (VDW) ou speech-based picking, considerado a evolução da tradicional digitalização com terminais de radiofrequência. A solução promete não apenas mais eficiência na separação de pedidos, como também maior acuracidade e segurança.

O que é o voice picking?

Ovoice picking voice picking é um sistema cuja missão é auxiliar os separadores através de instruções verbais. Poderíamos dizer que o sistema consegue, através do reconhecimento de fala, colocar o funcionário em comunicação direta com o WMS, responsável por transmitir os comandos para a execução da tarefa.

 

Em uma conversa de linguagem simples, o funcionário recebe em seu fone de ouvido as instruções para separar um pedido (local de armazenagem, quantidade, etc.) e vai confirmando, em seu microfone, todas as ações concluídas.

 

Como tudo acontece com o auxílio do fone de ouvido, o funcionário não precisa carregar uma lista de picking em papel ou um coletor de dados, ficando com os olhos e mãos livres para executar a separação com maior eficiência e sem distrações. Por ser um sistema de uso bastante simples, o voice picking é rapidamente assimilado pelo funcionário, dispensando longos treinamentos.

 

 

Como funciona?

Com o voice picking, o separador trabalha utilizando um terminal portátil acoplado à cintura e um fone de ouvido com microfone. Basicamente, a separação acontece conforme as seguintes etapas:

 

1 – Ao processar uma ordem de separação, o WMS transmite ao voice picking as informações referentes ao pedido e o sistema se encarrega de traduzi-las ao funcionário, que recebe comandos por voz.

2 – A partir daí é estabelecido um diálogo, onde o voice picking indica a posição (ex: “Rua 3, Bloco 7, Apartamento 1”), o separador se desloca até o local e informa os dígitos de verificação pelo microfone para confirmar que está no endereço correto. Na sequencia, o sistema passa a quantidade a ser separada e o separador mais uma vez confirma pelo microfone. Daí em diante, o mesmo processo se repete ao longo de vários endereços até que o pedido esteja completo.

3 – Ao final do processo de separação, o sistema informa ao separador qual impressora ele deve se dirigir para fazer a etiquetagem do pedido e finalizar a fase de pesagem e embalagem.

4 – O último passo é a indicação, pelo voice picking, do local onde o separador deve levar o pedido (ex: “Doca 37”) para que seja posteriormente expedido.

 

O mais interessante é que, por trabalhar integrado ao WMS, o voice picking otimiza o caminho de coleta ao longo do processo, para maximizar a eficiência e minimizar o deslocamento pelo armazém. Além disso, uma grande vantagem é que, à medida em que a separação vai acontecendo e sendo confirmada, o voice picking envia atualizações em tempo real para o sistema WMS, indicando separação concluída, conclusão do lote e outras atualizações. Com isso, o gestor e os demais funcionários conseguem ter um acompanhamento preciso e instantâneo do estoque.

 

Vale destacar que o voice picking também pode ser utilizado em outros processos intralogísticos, como recebimento, armazenagem, cross docking, controle de qualidade ou inventários.

Vantagens do voice picking

Por trabalhar integrado ao WMS, o sistema potencializa significativamente a eficiência na separação, o que traz impactos diretos na satisfação dos clientes e redução dos custos operacionais. Em geral, os benefícios diretos são:

 

Aumento da produtividade

O voice picking permite que os funcionários se concentrem totalmente nas tarefas que estão executando, mantendo as mãos e os olhos livres o tempo todo. Muitas vezes, quando a separação acontece com uma picking list, o separador precisa pegar e largar o papel para carregar as mercadorias, perdendo tempo e podendo cometer erros. Utilizando apenas o fone de ouvido, os movimentos são realizados com mais velocidade e precisão.

 

Em outras palavras, podemos dizer que separação com o voice picking elimina obstáculos físicos e pode aumentar a produtividade em até 35%.

 

Menor tempo de treinamento

Os separadores que utilizam o voice picking costumam dizer que o sistema é seu maior aliado. Isso porque, além de os ajudar a cumprir as metas, ele é muito fácil de usar. Se antes a empresa gastava dias para treinar seus funcionários para o picking, com a separação por voz, a capacitação pode ser feita em poucas horas.

 


Isso significa também um grande benefício na hora de contratar funcionários temporários, pois não é necessário gastar um longo tempo para treiná-los. Como o voice picking é altamente intuitivo e utiliza uma linguagem simples, tão logo os trabalhadores sazonais são contratados, rapidamente já estarão executando suas funções.

 

Redução nos erros de separação

Estima-se que o voice picking seja capaz de eliminar até 80% dos erros de separação. Isso porque com o diálogo estabelecido com o funcionário e todas as confirmações necessárias, assegura-se que ele está na posição certa, coletando a mercadoria certa e na quantidade certa.

 

Maior segurança e ergonomia para os funcionários

Pelo fato de estar com as mãos e os olhos livres, o risco de acidentes do separador, seja no momento da coleta do produto ou no seu deslocamento, são reduzidos significativamente. Além disso, o voice picking é mais confortável e ergonômico, inclusive para pessoas com deficiência.

 

Manutenção mínima

Como o funcionário não precisa tocar no fone e no terminal portátil acoplado à cintura, há menos chances de danos ao aparelho, requerendo, portanto, pouca manutenção.

 

Aumento da satisfação dos clientes

Maior precisão e produtividade na coleta dos pedidos significa mais qualidade no atendimento aos clientes, que esperam entregas rápidas e assertivas. E isso é uma importante vantagem competitiva, especialmente no cenário do e-commerce. Pedidos errados ou atrasos na entrega podem levar à perda de um cliente em definitivo, além de trazerem custos de diversas ordens para a empresa, seja na devolução, no envio do produto correto, etc.

 

Visibilidade em tempo real

A utilização do WMS e do voice picking permite uma atualização instantânea das informações no sistema à medida que a separação vai acontecendo. Isso dá aos gestores uma visibilidade completa do estoque, permitindo decisões rápidas e assertivas. Outra vantagem é que os funcionários podem se autogerenciar a partir dessas dos dados que são disponibilizados, verificando, por exemplo, como está o seu desempenho, se a separação está dentro do prazo, o tempo restante para a conclusão das tarefas, dentre outros detalhes importantes.

 

Armazém sustentável

O termo “Green Warehouse” tem sido muito falado na atualidade pela necessidade de se buscar soluções sustentáveis e econômicas, e a redução do uso de papéis está entre as ações que devem ser executadas. Com o voice picking, dispensa-se as impressões das picking lists, reduzindo custos e beneficiando o meio ambiente.

 

Facilidade de implantação

A implantação do voice picking não requer grandes mudanças na infraestrutura do armazém, tornando a sua implantação bastante simples e rápida. Para dar mais conforto aos funcionários, os fones isolam os ruídos do ambiente e, ao mesmo tempo, eles conseguem captar a voz do separador mesmo que haja barulho ao seu redor.

Além disso, o sistema pode ser utilizado em câmeras frias, o que traz uma grande ajuda aos armazéns que lidam com produtos que precisam de refrigeração.

O que considerar antes de implementar o voice picking

Se você tem interesse em implantar o voice picking na sua operação, é importante considerar previamente alguns pontos, como:

 

✔Você precisa ter um bom WMS, que seja robusto e que se integre perfeitamente ao modelo de voice picking que deseja implantar. Isso te dará a garantia de bom uso do equipamento.

✔ No caso de funcionários que utilizam empilhadeiras, é válido avaliar se o modelo com fone nos dois ouvidos pode prejudicar o manuseio do equipamento. O ideal é optar por um modelo com fone em apenas um ouvido.

✔ Seu armazém precisa ter uma boa rede de internet que cubra todo o armazém e todas as áreas de armazenamento e escritório para que a comunicação entre os sistemas aconteça da melhor forma possível.

 

✔ Você deve avaliar se será necessário etiquetar os endereços com os códigos de verificação, pois o voice picking requer ao funcionário que informe-os para a confirmação de cada ação executada.

Além dessas dicas, uma recomendação que vai te ajudar bastante é conversar com o seu fornecedor de WMS, que poderá te orientar antes, durante e após a implantação do voice picking.

ROI

Os especialistas em Logística são unânimes em dizer que a boa implantação do voice picking pode trazer um rápido retorno sobre o investimento. Assim que o sistema é implantado, os benefícios já começam a ser notados. Por isso, vale a pena considerar a possibilidade de investir na sua operação, mas não se esqueça do principal aliado dessa tecnologia: o sistema WMS!

 

>> Para conhecer mais automações da logística, leia os textos sobre: pick-to-lightshuttlessorter, A-frame e AGVs



Deixe uma resposta