Como ganhar vantagem competitiva com o WMS

wms-vantagem-competitivaVocê acredita que o seu armazém já atingiu todo o potencial disponível, ou seja, há um alto desempenho e uso inteligente dos recursos? Ou ainda é comum acontecerem atrasos, erros e perdas? No primeiro caso, quando há grande eficiência, você consegue oferecer um serviço de valor, diferenciando-se dos concorrentes. Já no segundo, é bem provável que a sua empresa esteja atrás dos outras que já entenderam que a otimização da logística é crucial para alcançar vantagem competitiva.

 

Atualmente, com o fortalecimento do e-commerce e do omnichannel, o cliente quer agilidade e qualidade no atendimento às suas demandas. Quem não cumpre os prazos prometidos, entrega um item errado, dificulta a realização de trocas, dentre outras situações similares, está fora do jogo. Isso significa que as empresas que não priorizam uma operação logística de excelência, estão perdendo espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Esse cenário têm mostrado às companhias a importância de investir em tecnologias e soluções especializadas, como o é o caso do Sistema de Gerenciamento de Armazéns, o WMS. O software adiciona funcionalidades mais robustas para a gestão do estoque e das movimentações, assim como para a execução de tarefas como recebimento, armazenagem, picking, reabastecimento, expedição e carregamento. Com o WMS, as empresas conseguem otimizar o uso dos recursos do armazém (pessoas, equipamentos e área), o que leva a uma grande redução de custos. Além, é claro, de aprimorarem os processos intralogísticos, o que impacta diretamente na satisfação do cliente.

 

Se a sua empresa está entre aquelas que não possuem o WMS, este texto vai te mostrar que você pode alcançar uma grande vantagem competitiva implantando o sistema. Nos próximos parágrafos, vamos mostrar na prática como você pode utilizar o WMS para colocar o seu negócio no topo do mercado.

 

Sistema WMS: a chave para a vantagem competitiva

 

Antes de tratarmos especificamente de como o WMS pode trazer vantagem competitiva, lembramos que, para obter todos os benefícios oferecidos pelo sistema, sua empresa precisa fazer uma boa escolha do fornecedor. O WMS deve ser selecionado com base nos requisitos do seu negócio e no perfil do seu cliente. Hoje, existem muitas opções no mercado, contudo, escolher e implantar a solução que possui flexibilidade e versatilidade para atender às suas necessidades específicas faz uma grande diferença nos resultados.

 

Ao implantar o sistema na sua operação, algumas mudanças imediatas já podem ser sentidas: as tarefas passam a ser realizadas com mais agilidade e as falhas reduzem consideravelmente, já que o WMS não tolera erros. Outro benefício é que você passa a ter informações da sua operação em tempo real, ou seja, consegue acompanhar o andamento dos pedidos, o desempenho dos funcionários, o tempo de carregamento, dentre outras informações fundamentais para garantir um serviço de excelência aos seus clientes.

 

Algo interessante que o sistema oferece é a Convocação Ativa, que garante que todas as tarefas sejam realizadas a tempo, com as prioridades e recursos corretos. Na prática, funciona da seguinte maneira: o WMS convoca automaticamente o funcionário para a execução de uma tarefa, fornecendo instruções para que a mesma seja realizada com agilidade e precisão. Essa funcionalidade não só traz mais eficiência como também torna o treinamento de novos funcionários mais rápido e fácil.

 

E mais: com a Convocação Ativa, você se assegura que as linhas estarão sempre abastecidas, pois o sistema gera automaticamente tarefas de reabastecimento quando algum endereço atinge o estoque mínimo. Isso significa que seu cliente será sempre atendido em suas demandas. Além disso, o WMS cuida da priorização das atividades. Por exemplo, se você tem uma lista de pedidos, sendo um deles com entrega urgente, o sistema passa esse pedido na frente dos demais para que o prazo seja cumprido com rigor.

 

Até aqui já deu para perceber o quanto você pode alcançar vantagem competitiva com o WMS acelerando suas entregas, evitando o stockout e garantindo o melhor serviço aos seus clientes, certo? Mas os ganhos não param por aí.

 

Uma das prerrogativas do sistema é permitir que as empresas façam mais com menos. Para tanto, o WMS conta com uma série de automações que são programadas para que a área de armazenagem seja bem aproveitada, os equipamentos sejam utilizados de forma otimizada e a mão de obra trabalhe com máxima produtividade. Em muitos casos, os savings chegam até 30%. Com a economia gerada, a empresa consegue destinar capital para o que realmente vai fazer o negócio crescer, além de ter possibilidade de oferecer preços mais competitivos aos seus clientes.

 

Outra economia está na redução do uso do papel, que se traduz também em aumento na precisão dos processos. Ao utilizar listas e planilhas, além de gastarem muito tempo na execução das tarefas, os funcionários estão mais sujeitos a cometerem erros. Com a automação oferecida pelo WMS, a equipe gastará menos tempo com funções administrativas, os pedidos serão processados mais rapidamente e os erros são reduzidos.

 

Há, ainda, a economia relacionada à redução das perdas e aumento da acuracidade com a realização de contagens periódicas, geradas automaticamente pelo WMS. Na expedição, ao fazer a cubagem dos volumes e indicar a melhor embalagem para cada item, o sistema também proporciona redução de custos.

 

Melhoria nos serviços, redução de custos e muitos outros ganhos tangíveis e intangíveis… As vantagens competitivas que o WMS te oferece realmente podem colocar a sua empresa em outro nível. Mas não é só o negócio que ganha, a sua gestão também. O sistema oferece a Gestão à Vista, além de vários KPIs fundamentais para análises preditivas, correções de problemas e tomada de decisões estratégicas. Você pode acessar essas informações a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

 

WMS e o armazém do futuro

 

Além de todas as vantagens citadas, o WMS vai ser o alicerce para que você coloque o seu armazém na Logística 4.0. O software se integra aos mais modernos sistemas automáticos, como voice picking, pick-to-light, shuttle e sorter, transmitindo as informações necessárias para que os mesmos executem suas tarefas. Além disso, o WMS se integra ao ERP, OMS e TMS, tornando a sua operação unificada e organizada.

 

Em suma, com o WMS, sua empresa não apenas estará pronta para crescer como também para oferecer um serviço inigualável ao seu cliente!

 

Veja um exemplo prático da aplicação do sistema com grandes resultados. Acesse aqui o case da Drogaria Onofre, que se tornou uma grande referência em São Paulo pelos prazos recordes de entrega.



Deixe uma resposta