Como manter a eficiência e aproveitar melhor os recursos em um centro de distribuição? - Delage

Como manter a eficiência e aproveitar melhor os recursos em um centro de distribuição?

A crise provocada pela pandemia do coronavírus pegou o setor logístico de surpresa. Mesmo as companhias que já possuíam um plano de contingência sentiram o peso das mudanças e das dificuldades, pois nenhum planejamento dava conta de todas as nuances do novo cenário. O que vimos foi empresas criando e executando estratégias da noite para o dia, mostrando que as soluções criativas são o caminho para sobreviver em meio a um cenário inesperado. Muitas delas tiveram que iniciar as vendas por e-commerce ou abrir novas linhas para atender à demanda em mudança.

 

Para a maioria dos especialistas, as transformações no mercado e no consumo inauguraram um “novo normal”, ou seja, para boa parte das empresas que tiveram que adaptar sua estrutura operacional e logística, essa será uma mudança permanente, com a necessidade de investir em automação, reforçar operações on-line e identificar estratégias para mitigar os riscos.

 

Tais companhias têm buscado revisar todos os processos em seus centros de distribuição, a fim de adequar sua estrutura ao tipo de operação que está em atividade. Por exemplo, empresas que tiveram que parar a venda física e migraram para o e-commerce precisaram modificar uma série de parâmetros em seus processos, pois a intralogística para o varejo físico é diferente daquela para a venda on-line. Há também as que passaram a ser omnichannel, oferecendo vários canais de venda ao consumidor, o que requer mudanças no armazém para garantir a eficiência no atendimento a todos os pedidos.

 

eficiênciaPara esses casos e outras situações similares, o WMS, sistema de gerenciamento de armazéns, é um grande aliado, auxiliando nas mudanças necessárias, no aumento da produtividade e na redução de custos. Isso porque, independente do formato da operação, o sistema sempre trabalha focado em elevar a eficiência e reduzir custos.

 

Um exemplo prático é o da empresa Dr. Luvas, cliente da Delage que trabalha como fornecedor de material médico descartável em todo território nacional, atendendo pedidos tanto via e-commerce e televendas quanto pelo atacado. Nos últimos meses, a empresa teve um expressivo aumento da  demanda e, como já tinha o sistema WMS, os gestores conseguiram lidar bem lidar com a alta dos pedidos, conforme destaca o Diretor de Operações, Bruno Becker: “Percebemos na prática o quanto o WMS está fazendo a diferença em nossa empresa. Se ainda estivéssemos com processos manuais, hoje seria um caos, mas com o sistema estamos conseguindo nos organizar e atender todos os pedidos com eficiência”, afirma.

 

Sistema WMS: eficiência e redução de custos

Para que você entenda melhor como o sistema WMS ajuda diretamente no aumento da eficiência e redução de custos, confira os 5 pontos que destacamos a seguir:

 

1. Localização: o WMS automatiza seu processo de armazenamento e ajuda a definir o melhor endereço para cada mercadoria, com base no giro do produto e também em suas características/regras de armazenamento. O objetivo deve ser que cada item tenha uma posição específica, de modo que os separadores saibam exatamente onde encontra-lo. Além disso, essa posição precisa ser definida de forma estratégica, armazenando produtos de grande saída próximos à área de expedição.

 


2. Planejamento de picking: o sistema WMS usa os dados dos pedidos do dia para gerar ondas de picking baseadas nas localizações dos produtos e também na prioridade de cada pedido. Uma lista de opções oferecerá aos separadores as rotas mais eficientes a serem seguidas, o que pode melhorar a eficiência e a produtividade do picking em até 40% (veja o case da Emefarma). Vale destacar que o aumento da performance no picking permite atender mais pedidos/dia (veja o case da Dental Cremer).

 

3. Rotação do estoque e reabastecimento inteligente: usando os princípios do FIFO e FEFO, o sistema WMS gerencia as rotações de estoque com base na vida útil de um produto, reduzindo as perdas e garantindo que os produtos sejam os mais frescos possíveis para seus clientes. Todos os movimentos do estoque são registrados com precisão. Além disso, o sistema informa exatamente quando é necessário reordenar os itens e o momento certo para reabastecer as linhas de picking (kanban).

 

4. Redução de custos: com o WMS, seus custos serão reduzidos significativamente, pois o sistema trabalha para que os recursos do CD (pessoas, equipamentos e área) sejam utilizados da melhor forma. Com a solução de Convocação Ativa, o WMS convoca automaticamente o funcionário ideal para a execução de cada tarefa, determinando a melhor rota a seguir e evitando deslocamentos excessivos no CD. O endereçamento e as rotinas de desfragmentação do estoque asseguram o melhor uso do espaço de armazenagem. Além disso, com a automação dos processos, sua operação eliminará as pilhas de papéis. E, ainda, com as funcionalidades que permitem um acompanhamento dos processos em tempo real, a produtividade dos funcionários é elevada em até 100% (veja o case Onofre Mooca)

 

5. Dados em tempo real: com a solução de Gestão à Vista do WMS, todos os dados da operação são disponibilizados em tempo real, sendo que qualquer divergência é imediatamente notificada. Assim, os funcionários se autogerenciam e os gestores monitoram os trabalhos, assegurando uma alta produtividade e eficiência.

 

O WMS oferece uma infinidade de relatórios e análise de tendências. Essas métricas permitem que você faça avaliações de benchmarking comparando processos, performance, resultados e operações entre os CDs, tome melhores decisões de previsão com base em fatos sólidos e faça uma análise detalhada do ciclo de vida de um produto em toda a cadeia de suprimentos.

O investimento certo pode transformar o seu negócio

 

Investir em um WMS neste momento pode parecer a ideia mais distante. Mas a verdade é agora pode ser a melhor oportunidade, pois você já está reestruturando o seu negócio e investir em uma tecnologia que será seu apoio hoje e amanhã te dará mais preparo para lidar com o “novo normal”.

 

Com o WMS, os benefícios são claros, com o controle total sobre das sua operação intralogística, otimização do espaço de armazenamento, maior eficiência no picking, precisão da remessa e o mais importante: um rápido retorno do investimento.

 

>> Clique aqui e conheça o WMS Delage® Rx, uma solução nacional de padrão mundial. O software da Delage é anualmente validado pelo Instituto Franhofer, que atesta WMS em todo o mundo. Além disso, ele foi três vezes indicado como o Melhor WMS do Brasil, alcançando o 1º lugar duas vezes consecutivas. O WMS Delage® Rx tem flexibilidade para não apenas se integrar a outros sistemas, como também para acompanhar o crescimento do seu negócio. Conte com a Delage para o novo futuro!