Inventário cíclico: melhores práticas

Confira dicas para a realização do inventário cíclico  do estoque e veja como o WMS pode ser um poderoso aliado para a sua execução

 

inventarioSe você leu o nosso último texto sobre o inventário cíclico ou rotativo, certamente já se convenceu do quanto a estratégia de contagem periódica é benéfica para garantir um controle de estoque eficaz, alta acuracidade e redução de custos.

 

Diferentemente do inventário anual / geral, que requer uma paralisação das atividades para que a contagem seja realizada, o inventário cíclico é inserido na rotina da operação, sem necessitar de pausas nos processos, deslocamento de funções ou hora extra de funcionários. Trata-se, portanto, de uma prática que deve ser adotada em seu armazém, contando com o suporte do sistema WMS, o qual será o responsável por coordenar todo o processo de forma automática.

 

Pode ser que você já tenha adotado a contagem cíclica em sua operação ou que tenha planos de implementá-la o mais breve possível. Estando em uma situação ou outra, é importante conhecer as melhores práticas de execução desse tipo de inventário para que conquiste os resultados desejados. E é sobre isso que vamos tratar neste texto.

 

> Entenda em detalhes o que é o inventário cíclico e quais as suas vantagens.

 

Antes de apresentarmos dicas importantes para realizar o inventário cíclico de forma eficaz, lembramos que você pode definir os critérios de contagem de acordo com as especificidades da  sua operação, podendo realizar um inventário por amostragem, por itens movimentados, por qualidade, geográfico, por produto ou por curva, por exemplo.

 

Nas contagens planejadas, você define os critérios e a periodicidade de contagem de cada grupo. Contudo, existem também as contagens de exceção, realizadas quando há alguma ocorrência com uma mercadoria, seja nas movimentações internas (armazenagem/reposição) ou na saída. Nesse caso, é importante solicitar uma contagem excepcional para que o estoque seja ajustado.

 

A grande vantagem de executar a contagem cíclica é que você terá periodicamente dados precisos e atualizados sobre o seu estoque, tomando as decisões rápidas caso sejam detectadas divergências, ou seja, você evita que as inconsistências encontradas se acumulem e se transformem em grandes perdas para a sua empresa. Contudo, para que você tenha esses dados de forma assertiva, é fundamental executar a contagem com eficiência, seguindo as recomendações que apresentaremos a seguir.

 

 

Melhores práticas para inventário cíclico

 

Antes de mais nada, você precisa desenvolver uma política de inventários específica para a sua empresa, contemplando as estratégias certas para o seu tipo de negócio e de mercadoria que trabalha. É importante também monitorar as informações do seu estoque periodicamente.

 

Se a sua operação já possui um sistema WMS, esse controle é facilitado, pois o software oferece as informações do seu estoque em tempo real. Com o WMS você também realiza os inventários cíclicos com mais agilidade e precisão, uma vez que o sistema gera automaticamente as ordens de contagem e faz o cruzamento de dados para a detecção das divergências.

 

Confira mais dicas para otimizar as contagens:

 

 

1 . Mantenha a consistência e a frequência

 

Manter contagens cíclicas consistentes ao longo do ano garante que você tenha informações mais assertivas e atualizadas sobre o seu estoque, obtendo uma linha de tendência que auxilia as equipes de Compras e Vendas, além de ajuda-lo no monitoramento de perdas e obsolescência, evitando que ocorram.

 

Contando com o WMS, você terá as ferramentas ideais para planejar a realização de contagens no intervalo certo, além de conseguir acompanhar os dados em tempo real e avaliar o desempenho e a eficiência com base nas métricas apresentadas. Todas essas informações são fundamentais para uma boa gestão do estoque.

 

 

2 . Considere a Classificação ABC

 

Separe seu estoque em categorias de acordo com seu valor e volume de vendas:

 

A: Os 20% principais dos produtos que representam 80% de suas vendas
B: Os 30% médios que representam 15% das vendas.
C: Os 50% inferiores que representam 5% das vendas.

 

Isso lhe dará uma ótima compreensão de quais são e onde estão os seus melhores produtos, os quais devem ser inventariados com um frequência maior. Você também deve se concentrar na manutenção do nível de estoque ideal para essas mercadorias, evitando o stockout.

 

> Saiba mais sobre a Classificação ABC

 

3. Mantenha os produtos na mesma posição

 

Depois de escolher uma área / categoria para a realização do inventário cíclico, certifique-se de não permitir a adição ou modificação de estoque na área durante a contagem.

 

 

4. Treine seus funcionários

 

Os operadores que irão trabalhar diretamente com as contagens precisam ser bem treinados para que sejam capazes de realizar o processo de forma correta e de identificar todas as particularidades dos produtos, efetuando o controle de qualidade. Eles também precisam saber como proceder em caso de qualquer ocorrência (falta, sobra, avaria, etc.).

 

Com a utilização do WMS, seus funcionários terão uma grande ajuda, pois o sistema gerencia tudo o que foi auditado, evitando confusões comuns em processos manuais. O WMS também emite notificações sempre que houver alguma divergência.

 


5 . Utilize dispositivos móveis

 

Contar com ferramentas de contagem móvel pode ajudá-lo a melhorar a velocidade e a simplicidade do inventário cíclico. Contar com coletores de dados, por exemplo, para inserir automaticamente seus números, em vez de seguir processos manuais, melhora sua precisão e tempo de execução.

 

 

6. Priorize a verificação dupla e contagem em equipe

 

É mais indicado que os inventários cíclicos sejam realizadas por dois funcionários por contagem. Isso elimina o risco de erros que são cometidos devido ao cansaço e à negligência de detalhes. Também é recomendado fazer uma comparação cega das contagens antes que os ajustes sejam efetuados.

 

 

7. Layout otimizado, sempre!

 

Uma vez que seu processo de contagem cíclica esteja estabelecido, você deve buscar otimizar o layout e a organização do seu estoque para garantir que o processo seja realizado de forma simples e ágil.

 

> Confira aqui todas as dicas para a otimização do seu layout

 

8 . Acompanhe todas as suas métricas

 

Se você quer alcançar a excelência no inventário cíclico, alcançando níveis cada vez maiores de acuracidade, é preciso avaliar bem todas as informações obtidas em cada contagem. Determine quais indicadores irá avaliar durante e após a realização do inventário, investigue as causas de possíveis divergências, tome as medidas certas para sanar os problemas e trabalhe sempre para garantir que seu estoque esteja correto. É também nessa etapa que o WMS será um poderoso aliado, fornecendo com precisão todas as informações que você precisa avaliar.

 

Lembre-se: quando você tem a tecnologia ao seu lado, você elimina erros, reduz horas e horas de retrabalho e, principalmente, prepara o seu negócio para o futuro!

 

Quer saber tudo sobre inventários? Acesse o nosso Guia Completo de Inventário de Estoque.



Deixe uma resposta