Sistema WMS: dúvidas frequentes

Tire todas as suas dúvidas em relação ao sistema WMS. Entenda como o software funciona, suas integrações e ganhos proporcionados. 

 

A gestão intralogística está no topo da lista de prioridades de uma empresa de sucesso. Um armazém bem gerenciado é a chave para alcançar a eficiência operacional, reduzir custos e atender bem o cliente. É por isso que o sistema WMS tem ganhado mais e mais adeptos, dado o grande suporte que oferece na execução dos trabalhos e administração da operação como um todo.
 

Além dos que já implantaram o software em seus depósitos, existem também aqueles que estão planejando a sua aquisição – o que pode ser o seu caso. Durante essa etapa, é normal surgirem várias dúvidas, por isso, selecionamos os principais questionamentos que recebemos, apresentando respostas claras e objetivas . Confira abaixo:
 
 

1. O que é WMS?

 

O WMS é um software que oferece suporte e otimiza os processos e a gestão de um armazém logístico. O sistema conta com inúmeras funcionalidades que permitem às empresas o controle e a administração de todo o fluxo de materiais, desde a entrada no depósito até a sua saída.
 

Com o WMS, a empresa automatiza processos, monitora o estoque e as movimentações e faz o melhor uso do seus recursos (pessoas, equipamentos e área). Como resultado, há um grande ganho de eficiência e redução de custos.
 
 

2. Tenho ERP no meu armazém. Preciso do WMS?

 

Sim, você precisa. Um ERP é o sistema que cuida da administração da empresa de maneira geral. Ele é responsável pelas questões comerciais, financeiras, fiscais e contábeis. Já o WMS é um sistema especializado na gestão do armazém. Dentre seus principais benefícios são: aumento de produtividade e diminuição de custos através da automação de processos e otimização dos recursos da empresa (pessoas, área e equipamentos). O WMS também oferece indicadores e monitora tudo que ocorre na operação do armazém propiciando aos gestores uma gestão à vista, em tempo real.
 
 

3. Qual a diferença entre o WMS e um gerenciador de estoque tradicional?

 

O sistema WMS adiciona funcionalidades de armazém mais sofisticadas que as funcionalidades oferecidas por um sistema tradicional. Isso permite que as organizações monitorem continuamente o progresso dos produtos à medida que entram e saem do armazém; mantenham o recebimento, o armazenamento e a movimentação de mercadorias sob controle; e usem inteligência para otimizar os recursos da empresa.
 

 

4. Quando é o momento certo de implantar o WMS?

 

A implantação de um WMS é indicada quando a empresa precisa aumentar vendas e, consequentemente, elevar a produtividade da operação. Também se faz necessária quando a empresa quer aproveitar melhor a área de armazenagem ou quando precisa manter a acuracidade do estoque alta.
 
 

5. O sistema WMS pode ser aplicado em qualquer tipo de armazém?

 

Sim. O WMS pode ser utilizado em armazéns de indústria, varejo, atacado, operador logístico, e-commerce e também nos novos formatos, como dark stores, micro-fulfillment centers, dentre outros.
 
 

6. O WMS também controla o armazém de matéria-prima?

 

Sim, o WMS controla tanto estoque de produtos acabados quando de matéria-prima. Cada qual com suas características, ferramentas e controles.
 
 

7. Qual a forma de implantação do WMS? Pode ser local?

 

Primeiramente, é realizado um planejamento com todas as etapas de implantação previstas. Depois, a infraestrutura do armazém é preparada, com a revisão do layout para criar um endereçamento eficiente. E, dependendo dos meios escolhidos, TI disponibilizará os equipamentos (computadores, coletores, leitores e impressoras) e a estrutura de rede necessária para utilização do sistema. Em seguida, uma equipe do fornecedor é alocada na empresa para fazer os testes, o treinamento da equipe e o Go Live.
 
 

8. Quais os principais desafios na implantação?

 

Basicamente, a preparação da infraestrutura do armazém, a revisão dos processos e o treinamento da equipe. Mas tudo isso é facilitado quando se tem um bom fornecedor ao seu lado, que participa de todos os processos ativamente e está sempre à disposição para orientá-lo.
 
 

9. Quais as vantagens e desvantagens do WMS?

 

O WMS possui várias vantagens, sendo as principais: aumento da produtividade no armazém, redução de custos, melhor uso do espaço de armazenagem, automação de tarefas manuais e gestão à vista (acompanhamento da operação em tempo real).
 

Quanto às desvantagens, considerando os ganhos proporcionados, são praticamente irrelevantes, mas poderíamos citar, por exemplo, o tempo de implantação e a possível necessidade de remodelagem de alguns processos operacionais.
 
 

10. Qual a vantagem do uso do sistema WMS em relação aos inventários?

 
 

Com o WMS você passa a realizar contagens cíclicas que são inseridas na rotina da operação. O sistema conta com conta com conjunto de modelos de inventário ideais tanto para inspeções rotineiras de qualidade quanto para monitoramento das movimentações no armazém. Com isso, há um grande aumento da acuracidade.
 
 

11. O WMS ajuda a diminuir perdas e extravio de estoque?

 

Com certeza! Com as conferências na entrada e saída, o registro das movimentações e os inventários cíclicos, há uma grande redução nas perdas e extravio do estoque. Com o WMS, nossos clientes alcançaram acuracidade acima de 99%.
 
 

12. O WMS faz integração com TMS e Torre de Controle?

 
 

Sim, o WMS faz integração com o TMS e com Torres de Controle.
 

Importante destacar que WMS Delage® Rx possui Torre de Controle própria, através da Gestão à Vista.
 
 

13. Qual é o melhor WMS?

 

O melhor WMS é aquele que é 100% aderente ao seu tipo de negócio, que possui integração com seu ERP e sistema de vendas e que é escalável, ou seja, que permite que a sua empresa cresça. É importante, ainda, avaliar o suporte oferecido pelo fornecedor do sistema, pois isso faz a diferença nos resultados alcançados.
 
 

14. Qual o diferencial do WMS da Delage em relação aos outros?

 
O WMS Delage® Rx foi eleito por duas vezes o Melhor WMS do País. Nosso sistema foi criado visando o retorno do investimento para as empresas. Portanto, nossas soluções tornam os clientes mais competitivos através do aumento de produtividade e redução de custos. Além disso, o WMS Delage® Rx possui as ferramentas necessárias para a gestão eficiente do armazém e está em constante evolução.

 

 

> Quer saber mais sobre o sistema WMS da Delage? Baixe aqui o Guia de Funcionalidades e conheça todos as funções oferecidas pelo software.

 



Deixe uma resposta