Acuracidade de estoque

acuracidade-wms-rx-2

Alcançar um alto nível de acuracidade do estoque não é uma tarefa simples, principalmente em armazéns em que a maioria dos processos é manual ou onde as tarefas não são padronizadas. Nessas situações, as divergências de estoque são inevitáveis, afinal, operações manuais são suscetíveis de falhas, e a falta de sistematização de atividades aumenta as chances de perdas e rupturas.

 

Com a ajuda de um software de gestão intralogística, esses problemas são evitados, pois o sistema automatiza e padroniza todos os processos. Entretanto é importante lembrar que a acurácia do estoque não depende apenas dessa automação. É preciso contar com inventários cíclicos que permitem uma contagem frequente de tudo o que entra e sai do armazém. Muitas empresas realizam apenas um inventário ao ano, o que pode ser um grande risco, pois as pequenas divergências que acontecem na rotina do CD acabam se acumulando e não são notificadas e corrigidas a tempo, gerando grandes prejuízos que podem levar à perda de vendas e de clientes.

 

Com o WMS Rx, você automatiza processos e conta com inventários periódicos

 

O WMS Rx foi idealizado pensando nesses dois vértices importantes: automatização de processos e controle de estoque. O objetivo é garantir que todas as tarefas sejam bem executadas e que seja possível auditar o armazém periodicamente, identificando qualquer divergência antecipadamente e fazendo as devidas correções. Com essas duas soluções, a acuracidade atinge índices superiores a 99%.

 

Fatores que garantem a acuracidade

 

Garantir que o estoque físico seja igual ao estoque registrado no sistema depende de uma série de fatores, como:

 

• Execução correta dos processos

• Auditorias frequentes e urgentes (em caso de rupturas)

• Rigorosa conferência na entrada e na saída de mercadorias

• Inspeção de qualidade

 

acuracidade-wms-rx-3

 

Todos esses processos estão contemplados no WMS Rx, que oferece ferramentas para que você mantenha total controle e segurança em seu armazém.

 

Processos coordenados pelo sistema

acuracidade-wms-rx-4

 

Todo processo é concebido como um trabalho contínuo, constituído por passos sequenciais adotados por uma empresa para atingir determinado objetivo. Em se tratando de um armazém, temos vários processos interligados que visam à disponibilização de mercadorias na quantidade certa, no lugar certo e na hora certa. Essa inter-relação deve funcionar como uma linha de produção, em que o Just in Time é extremamente necessário para que o objetivo seja alcançado.

 

Através do WMS Rx, todas as tarefas serão geradas pelo próprio sistema (Kanban), sendo definidas as pessoas que irão executá-las (Convocação Ativa) e permitindo que as suas atividades sejam rastreadas, através de ferramentas adequadas para cada processo. Na entrada, a equipe utiliza coletores para fazer a checagem do físico com o que é previsto em nota. Ao fazer a movimentação para o armazém, operadores também bipam os produtos e os seus respectivos endereços. No atendimento a um pedido, a mercadoria é bipada novamente tanto no picking como na expedição. Isso garante um rígido controle dos itens que fazem parte do seu estoque e também de quem está manuseando cada produto.

 

Inventários cíclicos garantem as vendas

 

acuracidade-wms-rx-5

Com o WMS Rx, a sua empresa pode alcançar índices de acuracidade superiores a 99%. Isso porque o sistema conta com conjunto de modelos de inventário ideais tanto para inspeções rotineiras de qualidade quanto para monitoramento das movimentações no armazém. Dessa forma, você consegue controlar tudo o que entra e sai do CD, garantindo maior segurança e registrando dados corretos, detalhados e atualizados. Além disso, com os inventários periódicos, é possível identificar falhas a tempo de serem corrigidas, prever gastos e mudanças necessárias para aprimorar a sua performance logística.

 

Rotativo? Geral? Prioritário? Você escolhe a metodologia que melhor se adequar à sua operação. Quais produtos? Quando inventariar?

 

acuracidade-wms-rx-6

 

O sistema deve gerar automaticamente as ordens de inventário evitando ao máximo erros operacionais da sua equipe, permitindo a você manter o seu estoque com a acuracidade desejada, independentemente do grau de complexidade e do porte do seu negócio. Ser independente do sistema de gestão que você utiliza permite auditar de forma mais confiável, evitando vícios e erros da operação, assim como a manipulação de dados.

 

Conte com a Delage para controlar o seu estoque

 

O WMS Rx oferece a você muito mais do que uma simples contagem.

 

​A Delage, em sua trajetória, possui inúmeros casos de sucesso ao apoiar seus clientes neste grandioso desafio. Com a utilização do WMS Rx, nossos clientes conseguiram implantar políticas de inventário eficientes e reduzir drasticamente seus índices de rupturas e erros de operação.

 

delage-acuracidade-estoque

 

Algumas das principais características do WMS Rx para Inventários são:

 

1. Geração automática de ordens de inventário

2. Clusters de Filiais e Produtos

3. Múltiplos planos de inventário

4. Múltiplas modalidades de inventário (Geográfico, Produto, Amostragem …)

5. Multiconferentes com restrição de contagens repetidas

6. Tracking por conferente, produto, ordem de contagem e endereço

7. Contagem por dispositivos de radiofrequência e celulares

8. BI analítico de todas as movimentações que ocorreram durante o inventário

9. KPIs de acompanhamento de contagens em tempo real

10. Regras de contagem em conformidade com as principais empresas de auditoria

 

Com o WMS Rx, a acurácia deixa de ser uma meta inatingível e se transforma no seu grande diferencial.

 

Conferência é fundamental para acuracidade

 

acuracidade-wms-rx-7Os processos de conferência são essenciais para a acuracidade do estoque. Através da checagem tanto no recebimento quanto na expedição, falhas ou erros de separação são identificados, e o estoque se mantém atualizado e sem divergências.

 

O WMS Rx estabelece a conferência tanto na entrada quanto na saída, através da leitura dos códigos de barra da indústria, permitindo o registro e o rastreamento de todos os dados, como SKU, lote, data de validade ou IMEI. Além disso, a checagem é geralmente por conferência cega, ou seja, o funcionário bipa a carga ou os produtos sem saber as informações que constam na Nota ou no sistema. Isso permite que os dados sejam cruzados, facilitando a identificação de qualquer divergência.

 

Controle de qualidade evita perdas

 

acuracidade-wms-rx-8Uma das especificidades do trabalho de gestão intralogística é lidar com as perdas e avarias dentro do armazém, desenvolvendo estratégias de controle de qualidade e segregação que impeçam que elas estejam disponíveis para a venda. Quando uma avaria permanece no estoque disponível para picking, correm-se vários riscos: atrasos no processo, retrabalho e, até mesmo, envio incorreto ao cliente, quando não é feita uma inspeção adequada. Por isso é importante contar com a ajuda de um sistema que seja capaz de registrar itens segregados, impedindo que sejam comercializados e que permitem à empresa tratá-los da maneira certa.

 

No WMS Rx, você terá uma visão fidedigna do seu estoque, avaliando o que é vendável e o que não é vendável, tratando as avarias da forma mais adequada.

 

Confira outros ganhos: controle operacional, ganho de espaçoeficiência logística, aumento da produtividadecliente satisfeito.