Eficiência logística

eficiencia-logistica-wms-rx-2

 

O que você entende por eficiência logística?

 

Certamente, a sua resposta tem a seguinte ideia: atender a um pedido com qualidade, dentro do prazo acordado e com o menor custo possível, ou seja, garantindo a margem do negócio. Pode parecer algo simples e natural, mas quem está dentro do universo da logística sabe que esse objetivo depende da administração de um cenário complexo: gerir pessoas, equipamentos e área; administrar bem o tempo; evitar erros e retrabalhos; depender geralmente de terceiros; dentre outros desafios.

 

E como tratar tudo isso de forma manual? Como colocar eficiência no seu armazém dependendo de pessoas que, mesmo com as melhores intenções, não poderiam entender e agir a tempo nesse cenário tão dinâmico?

 

Foi pensando nesse grande quebra-cabeça que desenvolvemos o módulo Slotting do WMS Rx, que tem como objetivo monitorar tudo o que está acontecendo no armazém, desde o produto que está sendo recebido até o carregamento de veículos na expedição. Com algoritmos específicos, o sistema consegue avaliar demandas, níveis de estoque, disponibilidade de espaço e pessoas e, com isso, sugerir quais as tarefas devem ser executadas, quando e quem envolver. O sistema literalmente puxa os processos. O Slotting é composto basicamente de três principais funcionalidades:

 

Sugestão de Endereçamento

Kanban

Convocação Ativa

 

Posições estratégicas para ganho de produtividade

 

Definir a posição mais estratégica para cada produto é tarefa para o WMS Rx. Com a sugestão de endereçamento, o sistema determina o melhor posicionamento do estoque, organizando os produtos e os lotes em endereços que permitem uma fácil e rápida localização e, principalmente, em posições que favorecem o picking, afinal, a separação de pedidos em um armazém deve ser vista como uma linha de produção, em que travamentos são inaceitáveis. Além disso, todas as sugestões de endereçamento do WMS Rx seguem as regras de armazenagem de cada produto, conforme suas características específicas, sua demanda e o layout do CD.

 

 

eficiencia-logistica-wms-rx-3

 

Kanban para diminuir o número de movimentações no armazém

 

A metodologia Kanban é importante para garantir a eficiência em todas as esferas produtivas e com a logística não é diferente. É por isso que o WMS Rx conta com essa solução, permitindo que toda a rotatividade do armazém se dê em função do picking, ou seja, os processos seguem uma linha que visa reduzir as movimentações e acelerar o processamento de pedidos.

 

Isso só é possível porque o sistema faz o balanceamento ideal da distribuição dos produtos entre as várias áreas de armazenagem, como excesso, pulmão, fixo e flowrack, mantendo as quantidades ideais em cada área de acordo com o estoque mínimo cadastrado (estoque de segurança). Quando esse nível mínimo é atingido, o WMS Rx gera uma tarefa de reabastecimento dos endereços, evitando a ruptura de pedidos.

 

Além do estoque mínimo, outras variáveis são consideradas pelo Kanban para a criação das tarefas, como o múltiplo da embalagem do fornecedor, o peso e outros atributos do produto, assim como as variações sazonais.

 

O objetivo principal do Kanban é que a movimentação do estoque seja feita somente quando necessário, evitando, assim, desperdícios. Outros ganhos obtidos na operação são:

 

1. Reserva dos endereços de maior valor para os produtos de maior custo

2. Agrupamento de produtos em endereços próximos para diminuir o caminho percorrido

3. Manutenção de um fluxo organizado dentro da área de armazenamento

4. Movimentação aglutinada de fracionados através de múltiplos ideais

5. Reserva de endereços para produtos em processo de recebimento

6. Otimização de recursos através do compartilhamento de tarefas de acordo com a função do operador e o equipamento utilizado

 

Com o Slotting, os produtos de seu armazém serão manuseados o mínimo necessário e na maior velocidade possível.

 

eficiencia-logistica-wms-rx-4Convocação Ativa para melhor aproveitamento dos recursos

 

Assim como em uma linha de produção, o conceito do Just in Time também deve ser aplicado em um armazém, garantindo a disponibilidade do produto certo, na hora certa e com os recursos certos. Daí a importância de priorizar a boa execução de tarefas, objetivo que você alcança facilmente com a ferramenta de Convocação Ativa do WMS Rx.

 

eficiencia-logistica-wms-rx-5

Quem define quem faz o quê? Qual deve ser a prioridade?

 

Quando uma nova tarefa é gerada, o WMS Rx escolhe o operador que está disponível e que possui o equipamento adequado para executá-la. A ordem de prioridade também é definida pelo sistema, a partir da necessidade e da disponibilidade do estoque, principalmente nas áreas de picking. Com isso, são conquistados os seguintes benefícios:

 

1. Eliminação da ruptura no atendimento por desabastecimento da linha

2. Redução do esforço e da mão de obra (headcount)

3. Garantia de que a tarefa foi executada

4. Implementação das melhores práticas

5. Redução de deslocamento

6. Menor dependência de recurso humano especializado

7. Redução do custo de treinamento

8. Redução do número de atividades/movimentações

 

Assim como o Kanban, a Convocação Ativa não se restringe ao picking (fração e caixa fechada). Essas soluções estão presentes também nos processos de armazenagem, reabastecimento de linha, inventário e movimentações internas como a desfragmentação do estoque e o balanceamento das áreas de picking.

 

Um sistema de convocação ativa deve:

 

1. Disparar tarefas para dispositivos Mobile/RF.

2. Suportar múltiplas modalidades de picking.

3. Endereçar as tarefas de acordo com o perfil e o equipamento.

4. Gerir fila de tarefas e prioridades.

5. Criar processos sequenciais e sem o uso de papel.

6. Executar o Task Interleaving.

7. Executar e gerir tarefas de sistemas automáticos.

8. Emitir alertas quando as tarefas não são executadas conforme planejado.

 

Para coordenar todas essas tarefas e a execução das operações, o WMS Rx conta com uma série de KPIs e dashboards, além um sistema de notificações que chegam automaticamente até o gestor, facilitando o acompanhamento do armazém e a tomada de decisões.

 

tela-convocacao-ativa

 

Acesse nossa página de cases de sucesso e veja como o WMS Delage RX trouxe eficiência logística para grandes empresas que se tornaram líderes de mercado:

Ver Cases de Sucesso

 

Confira outros ganhos: controle operacional, ganho de espaço, acuracidade de estoque, aumento da produtividade, cliente satisfeito.