wms-varejo

O que o WMS RX faz pelo seu varejo

Aumento do número de pontos de venda X redução do nível de estoque. Como lidar com esses dois desafios atuais do varejo garantindo boas margens de lucro? O segredo está no investimento em eficiência logística. Quanto menor os custos da operação logística maiores serão os seus ganhos, por isso, é fundamental priorizar melhorias no inventário, logística reversa, rastreabilidade, atendimento das demandas Omnichannel, controle de segregados e multivolumes. Para alcançar um grande nível de excelência em todas essas operações, conte com o WMS Rx.

wms-rx-varejo-inventarioQuanto representa as “perdas de estoque” no resultado da sua empresa?

 

Difícil responder, não é mesmo? Isso porque as divergências no estoque têm um grande impacto não apenas em seus processos, como também – e principalmente – na qualidade do atendimento prestado ao cliente. Se um produto que o consumidor deseja estiver em falta, as chances de ele se desligar definitivamente de sua empresa e buscar a concorrência são grandes. Daí a dimensão do prejuízo causado por uma única lacuna na gestão do estoque: o controle do inventário.

 

Em se tratando de rede de varejo, que conta com vários pontos de venda (lojas), é necessário reunir um numeroso time de especialistas para dar conta de monitorar todos os produtos e identificar falhas, tarefas que o WMS Rx consegue fazer com a ajuda de um poderoso aliado: Accuinventory, um gerenciador de inventários para empresas com uma ou mais unidades de negócio, onde o grande diferencial é, além do controle integrado das contagens, a automação de análises e decisões. Com o Accuinventory você tem o total rastreio sem parar as vendas ou a operação. Clique aqui e saiba mais.

wms-rx-varejo-devolucoesComo diminuir os custos da logística reversa?

 

É muito comum em redes varejistas as movimentações logísticas inversas das lojas para o CD. Isso ocorre em razão do controle de qualidade, quando são retornados ao CD produtos que não estão mais em condições de venda (avarias ou vencidos), e também devido a ações de venda onde itens em excesso em determinada loja são remanejados para outras com o intuito de aumentar as chances de comercialização.

 

Com o WMS Rx, o custo com dessa operação é minimizado através de soluções específicas que irão otimizar a reposição dos produtos na área de Picking, ou mesmo realocá-los em área de Picking dinâmico, evitando assim o esforço da reposição. Além dessas vantagens, o WMS Rx conta com o Cross-Docking, processo que disponibiliza os produtos retornados para Picking direto da doca de recebimento, após, é claro, de todo o processo de inspeção e conferência da entrada.

wms-rx-varejo-rastreabilidadeRastreabilidade é vital para produtos com controle de lote.

 

Quanto ao controle de lotes, número de série e IMEIs, com o WMS Rx você poderá inspecionar e auditar a qualquer momento as movimentações e os saldos dos produtos no estoque. O sistema registra automaticamente as datas de entrada e de saída e é capaz de identificar o destino de cada lote ou produto. E quanto ao FIFO ou FEFO, não se preocupe, pois no WMS Rx você define a priorização da saída.

 

 

 

 

 

wms-rx-varejo-gestao-de-perdasNão perca um cliente por falhas na gestão de segregados.

 

Lidar com um grande número de SKUs, que entram e saem o tempo todo do CD e das lojas e geralmente são manuseados por diversas pessoas, requer mais do que organização. É necessário um rígido controle de qualidade para evitar que produtos sem condições de venda cheguem nas mãos do cliente. Para reduzir os esforços nessa inspeção, conte com o WMS Rx, que possui ferramentas para classificação e bloqueio de itens segregados, permitindo à empresa negociar com os fornecedores ou tomar as medidas necessárias e adequadas para o descarte.

wms-rx-varejo-novos-desafiosOs Centro de Distribuição não são mais os mesmos

 

Com o avanço das vendas on-line, temas como Omnichannel, Experiência do Cliente, Last Mile e Entregas no Mesmo Dia tem tirado o sono de muitos gerentes nos Centros de Distribuição por todos cantos.  A maneira de vender do varejo mudou e cabe as empresas se prepararem para este novo desafio. Com o WMS Rx, é possível conciliar dentro da mesma operação tanto o abastecimento para as lojas (pedidos grandes com muitos volumes) quanto os pedidos do e-commerce os quais, na maioria das vezes, possuem poucos itens. Contudo, não se pode perder de vista a acuracidade do estoque – vital para o e-commerce – e a produtividade, pois pedidos de E-Commerce, por serem menores precisam de ferramentas específicas para não causarem gargalos no CD. O WMS Rx entende essas mudanças e através de estratégias de agrupamento de pedidos, priorização de filas, processos de Put-To-Wall (colmeia) e outros, conseguimos reduzir o custo de mão-de-obra em até 40%. Clique aqui e veja este Case.

wms-rx-varejo-agilidadeDividir para conquistar: o segredo da solução multivolumes.

 

Diariamente, os CDs das redes de varejo recebem inúmeros pedidos com uma grande lista de produtos que precisam ser despachados. Para separar os itens, otimizando o tempo e reduzindo a movimentação no armazém, o WMS RX conta com uma solução que facilita todo o processo: o desmembramento do pedido em múltiplos volumes de acordo com múltiplo da embalagem da indústria ou fracionado. Com essa estratégia, os itens são separados paralelamente, chegando mais rápido à expedição.

wms-rx-varejo-informacaoÉ verdade: aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar.

 

É pensando assim que o WMS Rx foi construído e está sempre evoluindo. O gestor precisa ter, literalmente nas mãos, as informações da operação, tais como KPIs e relatórios que mostram como as coisas estão indo e o que precisa ser melhorado. Entretanto, é essencial que o sistema ajude também a evitar desvios que são facilmente identificados, como possíveis atrasos, rupturas em pedidos se não houver o reabastecimento, dentre outros. Com o WMS Rx, você terá uma diversidade de KPIs e relatórios, e não apenas isso: conte com o sistema para lhe avisar de riscos através de Notificações e Gestão à Vista. Clique aqui e saiba mais.

Entre em contato

Insights para melhorar a sua operação

Porque o WMS é a solução para o melhor controle de estoque 30, setembro 2019

Porque o WMS é a solução para o melhor controle de estoque

Sistema de gestão de armazéns ajuda no monitoramento de processos, conferência de produtos na entrada e saída, inventários e troca de informações com outros setores da empresa   Todo gestor logístico lida com o desafio de garantir a acuracidade do estoque. E essa não é uma tarefa fácil, afinal é necessário ter um alto controle […]

Leia mais
Falhas no seu estoque? Confira 10 dicas para melhorar a acuracidade 30, setembro 2019

Falhas no seu estoque? Confira 10 dicas para melhorar a acuracidade

Descubra como aprimorar a gestão logística, garantindo o melhor desempenho do seu armazém   Se tem algo que prejudica muito a gestão intralogística é a falta de acuracidade no estoque. Nas últimas postagens, tratamos das causas e também das consequências de um controle ineficaz dos itens armazenados. Mostramos que quando existem divergências entre o que […]

Leia mais
Entenda como a baixa acuracidade de estoque afeta o seu negócio 30, setembro 2019

Entenda como a baixa acuracidade de estoque afeta o seu negócio

Falta de controle intralogístico pode comprometer setores de Compras, Vendas, Produção e até mesmo o Marketing   Problemas de acuracidade no estoque estão entre os principais desafios de um gestor de logística e devem ser vistos com alerta porque comprometem vários processos, causando quedas de produtividade, retrabalhos e o mais perigoso: perdas financeiras. O estoque […]

Leia mais